5 min de leitura

Você sabe o que significa "Just in Time"?

Conheça esse modelo de produção sob demanda

Existem variadas maneiras de produzir produtos a partir da indústria. Falaremos de uma delas neste artigo, que começou a ser pensada durante o período de crise do Fordismo, e que até hoje é muito utilizada por diversas empresas para facilitar seu modo de produção. Estamos falando do Just in Time.

O que é o Just In Time?

just in time

O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo. Ela é baseada no entendimento de que é possível eliminar grande parte dos desperdícios em indústrias, visando melhorar os processos de produção. O Just In Time, assim, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, principalmente quando falamos em velocidade de produção, qualidade dos produtos e, claro, preço.

Portanto, Just In Time é um método para gerir melhor a produção de uma empresa. Ele aponta o "momento certo" de produzir, produzindo a quantidade exata de um produto, sempre de acordo com a demanda, de forma rápida e sem necessidade de formação de estoques - mais uma grande vantagem desse modelo. Vejamos, a seguir, como surgiu esse modelo de produção, e também quais as vantagens de aplicá-lo no seu negócio.

Talvez você se interesse por
Entenda de vez o que é a curva ABC
Principais tipos de estoque: qual escolher?
Como fazer um bom controle de estoque

De onde vem o "Just in Time?

O Just in Time surgiu no Japão, no início dos anos 50, e foi criado pela Toyota Motor Company, na busca de uma alternativa ao Fordismo. Assim, a Toyota aplicou a filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava, ganhando mais rapidez e mantendo a qualidade de seus produtos. Com o tempo, o modelo foi adaptado pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, o "Just In Time" tornou-se uma opção muito popular e competitiva, sendo mais do que uma técnica de gestão de produção, mas uma filosofia de gestão e de organização física dos produtos. 

Hoje em dia, o Just In Time é aplicado por empresas de todo o mundo, sendo que, em cada etapa do processo, produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. Just-in-time.

Vantagens do modelo Just In Time

A seguir, veremos algumas das vantatens desse modelo, que podem ser percebidas através da análise da sua contribuição nos principais critérios competitivos. Vejamos, então, quais são elas.

Menos custos

Uma das vantagens mais atrativas do modelo são os custos, uma vez que Just in Time procura que eles sejam reduzidos ao essencialmente necessário. Assim, as características do sistema, como o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria do processo produtivo, são fatores que favorecem a redução de desperdício, de tempo de preparo e de tempo de movimentação, além, é claro, de evitar problemas comuns de estoque, como produtos sem giro, que também representam custos para a empresa. 

Qualidade do produto

Engana-se quem pensa que o Just In Time entrega produtos inferiores - pelo contrário. Nesse modelo, é possível evitar que defeitos e erros cometidos em um lote sejam replicados ao longo do processo produtivo, podendo ser corrigidos. Assim, o único nível aceitável de defeitos é zero, motivando a procura das causas dos problemas e das soluções que as eliminam. Dessa forma, todo o time é treinado em todas as tarefas que executam, incluindo, é claro, o controle de qualidade. 

Sistema flexível

Uma das principais características do Just In Time é o aumento da flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo. Além disso, em relação às variações dos produtos, o sistema também é mais flexível, permitindo que, em caso de erros, o modelo de produto seja mudado rapidamente sem que se criem muitos outros materiais obsoletos.

Mais espaço no seu estoque / Sem estoque parado

Duas vantagens em um único tópico: isso porque representam toda a diferença que a produção Just in Time traz para seu estoque. Com a produção sob demanda, é muito mais difícil se deparar com estoque parado e produtos com pouco ou nenhum giro. Além disso, produtos que não ficam obsoletos também resultam em mais espaço no seu estoque, ganho de tempo e organização, diminuição de custos de manutenção de produtos parados, entre outras coisas. 

Sobrou estoque parado? Acesse OSucateiro.com

Agora que você já conhece o modelo Just In Time de forma detalhada, o que achou? Acredita que seja um modelo aplicável em seu negócio? É claro que o Just in Time é apenas uma possibilidade, não sendo aplicável a todas as empresas. Assim, muitos negócios ainda sofrem com questões como estoque parado e produtos obsoletos parados em um pavilhão.

Se você se identifica com isso, nós temos a solução: OSucateiro.com é uma plataforma com milhares de compradores interessados em diversos itens obsoletos, desde máquinas usadas, plásticos, madeira, material escolar e metais ferrosos e não ferrosos até itens mais específicos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo.

Quer anunciar seus produtos agora? Acesse a plataforma, faça seu cadastro GRATUITO e transforme seus problemas em negócios!

 

0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com