Principais tipos de estoque e qual escolher
Estoque de ciclo, regulador, de canal ou de antecipação?
Como já falamos anteriormente em outros posts, realizar com precisão todas as atividades que envolvem um inventário de estoque é essencial, exigindo planejamento, boa execução e controle rígido de cada etapa. Entretanto, é preciso conhecer alguns dos principais tipos de estoque para que se possa estabelecer qual deles é o mais adequado para a sua empresa e, assim, minimizar os erros possíveis em seu estoque.
Principais tipos de estoque e qual escolher
Para isso, listamos 4 dos tipos de estoque mais conhecidos e populares atualmente, para que você entenda melhor cada um deles.
Estoque de ciclo
O estoque de ciclo geralmente é utilizado por empresas que lidam com uma grande grama de produtos, mas sua produção não consegue fabricar todos ao mesmo tempo. Dessa forma, o gestor tem a chance de programar sua produção e seu estoque para criar um ciclo produtivo que não gere problemas no atendimento à demanda.
Por exemplo: uma empresa X vende os produtos A, B e C, fazendo uma venda de 20 unidades de cada produto por hora. Entretanto, a empresa não possui os recursos disponíveis para produzi-los nesse mesmo tempo. Assim, a empresa fabrica 80 unidades de cada produto a cada hora. Ou seja, produz 80 unidades do produto A em 1 hora, para que, na hora seguinte, quando estiver produzindo o estoque do produto B, ainda restem 60 suficientes do produto A, sempre tendo um estoque capaz de suprir a demanda de todas as mercadorias vendidas pela empresa.
Estoque regulador
O estoque regulador, também conhecido como estoque de segurança, é responsável por minimizar os riscos relacionados à demanda. Assim, é muitas vezes ligado a questões sazonais, sendo um dos tipos de estoque que a empresa mantém caso haja um aumento repentino da demanda.
Além disso, o estoque regulador é muito adotado por organizações que possuem diversas filiais, uma vez que esse tipo de estoque facilita com que as necessidades pontuais de alguma unidade sejam supridas, evitando problemas de falta de estoque.
Estoque de canal
Esse tipo de estoque também pode ser chamado de estoque em trânsito, ou seja, quando a mercadoria vai da área de produção até um canal intermediário, antecedendo seu armazenamento na loja em que há sua comercialização. Um exemplo muito conhecido são os centros de distribuição, utilizados por várias empresas, principalmente as que têm uma grande demanda diária ou semanal.
Estoque de antecipação
É o tipo de estoque em que a empresa passa a utilizar quando antecipa sua produção para atender alguma alteração na demanda que já é esperado para o futuro. Em geral, está ligado a duas situações: a sazonalidade, em que uma empresa de roupas passa a produzir malhas, por exemplo, ou situações em que há instabilidade no fornecimento, como acontece no ramo alimentício.
O que fazer com o estoque sem giro?
Se você já realizou um inventário, provavelmente já deve ter encontrado produtos que nem se lembrava de ter em estoque, certo? Esses produtos, que classificamos de baixo giro, podem afetar muito a sua empresa, tanto na questão da otimização de espaço quanto de custos. Justamente para resolver esse estoque sem giro, criamos a plataforma do OSucateiro.com, uma plataforma voltada 100% para resolver aquilo que é problema para você.
Anuncie gratuitamente seus produtos e venha diminuir os prejuízos do seu negócio. Para ler mais sobre erros no inventário de estoque e outros assuntos, navegue pelo nosso blog!