5 min de leitura

5 formas de eliminar seu estoque parado e evitar prejuízos

O que fazer com o seu estoque parado? Descubra agora!

Estoque parado é igual a dinheiro parado. Qualquer empresário sabe disso. Especialmente em momentos de crise, saber fazer um bom gerenciamento de resíduos pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Uma das estratégias mais adotadas pelas empresas é o inventário de estoque, O inventário é usado para saber exatamente quais ativos sua empresa possui, tendo conhecimento completo de todos os itens, incluindo seu valor, status e localização. Mas existem muitas outras formas de resolver o problema de estoque parado.

Neste texto, falaremos por que uma boa gestão de estoque faz toda a diferença para o sucesso de um negócio e daremos 5 dicas para eliminar o estoque parado de uma vez por todas com o menor prejuízo possível. Continue lendo e confira!

1. Faça um inventário de estoque 

estoque parado

A criação de um inventário de todos os produtos que fazem parte do estoque parado da sua empresa permite que você tome decisões melhores e tenha uma perspectiva mais ampla do seu estoque. 

O inventário permite, por exemplo, entender quais são os produtos com um giro menor e por que isso está acontecendo, avaliando questões como preço aplicado, qualidade do produto, demanda, entre outras. 

Assim, se existem muitas queixas em relação a um produto, você pode buscar formar de tomar uma medida mais eficaz, repassando esse produto para pessoas interessadas ou aplicando outras estratégias, como promoções. 

2. Crie promoções de estoque parado

A primeira solução que a maior parte das empresas busca para o estqoue parado é vender esses produtos, seja com condições de pagamento e parcelamento melhores, seja a um preço abaixo do que geralmente é cobrado. 

Para isso, as promoções podem ser uma ótima saída, aplicando um preço acessível e atraente para seu público e aumentando o giro desses itens. Além de ajudar a fidelizar clientes à sua marca, isso representa também uma oportunidade até mesmo de lucrar com esses itens de baixo-giro.

Lembre-se, apenas, de que promoções devem ter uma data de término estabelecida, evitando acostumar o público com o valor promocional e fazendo com que a ação acabe não dando tão certo. 

Leia mais
Estoque parado: transforme problemas em oportunidades
Como fazer o gerenciamento de resíduos de forma eficaz
A importância de um bom inventário de estoque

3. Entenda melhor o seu público-alvo

estoque parado

Todos os seus produtos devem necessariamente atender a alguma necessidade de seus clientes, certo? Por isso, é essencial que todos os seus produtos ou serviços cumpram esse objetivo. E isso é conquistado apenas com um pleno conhecimento sobre seu público-alvo e as personas do seu negócio. 

Dessa forma, pense nos produtos do seu estoque parado e como cada um deles poderia se tornar essencial para seu público. Isso permite que você trabalhe com o lado emocional do consumidor, oferecendo exatamente aquilo que ele precisa, e evite o problema de estoque parado no futuro.

Porém, mesmo com essas estratégias, é possível que alguns itens acabem se tornando obsoletos. Afinal. estoque parado diz respeito não apenas ao que você vende, mas também a maquinas que eram utilizadas para sua atividade comercial e hoje já não fazem sentido para sua empresa. Para resolver isso, temos as duas últimas dicas.

4. Negocie o estoque parado com seus fornecedores

Qualquer negócio de sucesso possui bons fornecedores. No caso de estoque parado, uma boa alternativa pode ser procurar seus fornecedores e oferecer propostas de renegociação desses produtos, conseguindo, até mesmo, que eles comprem novamente esses produtos de você.

Além disso, fornecedores confiáveis possuem muito conhecimento sobre o produto e seu público-alvo, além de ótimos contatos, auxiliando você com ações de divulgação e promocionais que possam ser úteis para resolver o problema do estoque parado.

5. Venda seu estoque parado

estoque parado

Por fim, uma forma de transformar o problema do estoque parado em oportunidade de negócio é negociar esses produtos com possíveis compradores. Assim, você diminui o prejuízo que poderia ter se desfazendo desses itens e ainda consegue usar o valor negociado para investir em outras áreas do su negócio.

Esses produtos, que classificamos de baixo giro, podem afetar muito a sua empresa, tanto na questão da otimização de espaço quanto de custos. Justamente para resolver esse estoque sem giro, criamos o OSucateiro.com, uma plataforma voltada 100% para resolver aquilo que é problema para você.

De forma totalmente gratuita, é possível cadastrar seus produtos em uma plataforma com milhares de compradores interessados em diversos itens obsoletos, desde máquinas usadas, plásticos, madeira, material escolar e metais ferrosos e não ferrosos até itens mais específicos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por exemplo.

Para começar, anuncie agora de forma gratuita seus produtos e venha diminuir os prejuízos do seu negócio!

estoque parado estoque sem giro inventário empreendedorismo
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com