5 min de leitura

Franquias com retorno rápido: elas existem?

Qual o ROI ideal para uma franquia?

franquias com retorno rápido

Quem é empreendedor já sabe que, para que um negócio comece a dar lucro, é preciso muito empenho, dedicação e planejamento. Entretanto, nem sempre o retorno do capital investido acontece no prazo esperado, mesmo aplicando todas essas características no dia a dia. No caso das franquias, isso é ainda mais verdadeiro. Então, afinal, como encontrar franquias com retorno rápido do investimento? É sobre isso que falaremos neste texto.

Em primeiro lugar, é preciso desmiticar algumas coisas. Você, que está pensando em abrir o próprio negócio e considerando uma franquia, deve pesquisar muito bem antes de dar este passo, entedendendo que franquias de sucesso não se fazem apenas com um retorno sobre o investimento (ROI) rápido, conquistado em menos de 6 meses, como muitos desses negócios prometem. É preciso mais.

Franquias com retorno rápido: onde elas estão?

As franquias são conhecidas, principalmente, por serem modelos de operação já testados no mercado. Assim, o fato de o negócio já possui estratégias de desempenho aplicadas a essas unidades geralmente torna o tempo de retorno sobre o investimento mais fácil de ser calculado.

Nesse sentido, realmente existem franquias com retorno rápido, em que o investimento volta para o empreendedor em um ano, menos até. Em geral, essas franquias também exigem um investimento inicial para abertura mais baixo. Elas podem também ser conhecidas como microfranquias, franquias baratas ou até franquias de baixo custo, com um ROI que parte de 3 meses e chega a até, no máximo, um ano. Mas elas valem a pena?

Talvez você se interesse por
Medo de empreender? Veja como abrir uma franquia com segurança
5 razões para decidir investir em uma franquia lucrativa

Franquias baratas x franquias de sucesso

 Anteriormente, já falamos neste artigo sobre as franquias baratas, ou franquias com retorno rápido, e se elas realmente valem a pena. Assim, explicamos que a primeira coisa a se considerar é o seu objetivo com o negócio. É abrir algo fácil, com baixo custo e obter retorno rápido, ou transformar seu empreendimento em uma franquia de sucesso?

Portanto, se você está abrindo seu negócio e deseja fazer disso sua atividade daqui para frente, será que vale a pena pensar apenas na taxa de franquia? Afinal, para que qualquer empresa dê certo, é preciso mais do que apenas a taxa de franquia. É preciso um capital de giro que forneça saúde financeira e estabilidade para seu negócio por, pelo menos, um ano.

Dessa forma, é importante pensar: você planejou um capital de giro para os primeiros meses? Qual seu plano caso a franquia não dê aquele lucro esperado nos primeiros meses? Você espera encontrar franquias com retorno rápido ou franquias com retorno seguro?

O que é payback e como ele é calculado?

O “payback” nada mais é que a tradução do inglês para retorno do investimento. Assim, franquias com retorno rápido sobre o investimento devem possuir um payback de 3 a 12 meses, e em alguns casos até 18. Franquias com um ROI mais alto podem chegar a até 2 ou 3 anos.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), cabe às redes franqueadoras informarem qual é o tempo previsto para que esse retorno sobre o investimento acontea. Entretanto, o investidor também possui um papel importante nisso, avaliando quais as condições e de que forma ele deve trabalhar para que esse retorno realmente chegue a ele no tempo previsto.

Para isso, é preciso levar em consideração questões como: escolha do ponto (caso seja um negócio físico), momento em que passa o mercado ou segmento, a dedicação do franqueado no negócio, o suporte da franqueadora, cumprimento das estratégias da franquias, entre outros.

Para calcular o Retorno do Investimento (ROI), deve ser levado em conta a seguinte métrica:

Investimento total dividido pelo Resultado líquido mensal.

Assim, o investidor alcança um número plausível, pelo qual é possível trabalhar. É necessário, apenas, que todas as informações sejam verdadeiras ao plano de negócios apresentado pela franqueadora. Assim, detalhes como possíveis faturamentos mensais, custos e demais orçamentos serão significativos na hora de calcular o tempo do retorno do investimento inicial. Antes de calcular, fale com sua futura franqueadora!

Então, qual é o próximo passo?

É importante explicar que não estamos dizendo que você precisa investir em uma franquia cara, ou com uma taxa de franquia além do que você possa pagar. Pelo contrário, você deve pensar naquilo que está ao seu alcance no momento.

Mas é necessário avaliar todos os fatores além da taxa de franquia: qual será o Retorno Sobre o Investimento (ROI) do negócio? Qual suporte a franqueadora oferece, principalmente nos primeiros meses. E, mais importante ainda, quais as chances de que franquias com retorno rápido tenham o crescimento que você espera?

Pensando em todos esses fatores, com certeza você terá mais condições de fazer a decisão certa. Seja optando por franquias com retorno rápido, de 3 a 12 meses, ou franquias que precisam de um pouco mais de tempo, até 18 meses. Nenhuma é melhor do que a outra, é necessário apenas conhecer o negócio, entender como funciona o modelo da franquias e estar preparado financeiramente para tudo o que esse novo empreendimento possa precisar, em especial no primeiro ano.

Seja um franqueado OSucateiro.com

Se você gostou deste conteúdo sobre franquias com retorno rápido, acompanhe os outros artigos que produzimos aqui no blog sobre franquias, empreendedorismo, negócios e muito mais. Caso tenha interesse em saber mais sobre nosso sistema de franquias, acesse nossa página de franquias. Lá, você encontra todas as informações, da maneira mais transparente possível, sobre o nosso negócio e descobre como se tornar um franqueado. 

franquia dá dinheiro

franquia franquia lucrativa franquias
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com