6 min de leitura

Medo de empreender? Veja como abrir uma franquia com segurança

Medo de empreender? Anote nossas dicas

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como abrir uma franquia. E, mais do que isso, como abrir uma franquia de sucesso, rentável e lucrativa. Pensando em ajudar quem ainda possui dúvida nesses casos, criamos este texto.

Nosso objetivo, como franqueadora, não é apenas apresentar nossa opção de franquia de sucesso para você, mas realmente ajudar a entender o que é o sistema de franquia, como abrir uma franquia e quais opções você deve considerar antes de escolher em qual negócio investir.

Por isso, durante este texto daremos dicas que você pode aplicar a qualquer negócio, não apenas ao nosso. No fim do conteúdo, deixaremos um link para nossa página de franquias, caso você se sinta confortável e tenha interesse em conhecer mais do nosso negócio, combinado? Então, vamos lá.

Como abrir uma franquia

como abrir uma franquia

Se você não sabe por onde começar o processo de como abrir uma franquia, o primeiro passo é sempre a pesquisa. Afinal, investir em um negócio próprio é, para muitos, uma grande mudança de vida. É a hora de abrir mão do mercado e jogar-se rumo a aventura de empreender. 

E, apesar de vibrante e animadora, essa jornada também traz um certo grau de insegurança. Assim, a melhor forma de estar certo de que é realmente isso que você quer e ter mais segurança em suas decisões é pesquisando.

Pesquise o mercado que você deseja investir, entendendo seu crescimento e suas previsões; pesquise o ramo da franqueadora, bem como a imagem dessa marca atualmente; converse, se possível, com outros franqueados da marca escolhida; e, por fim, tenha em mente informações essenciais do negócio, como rentabilidade, ROI, números de crescimento, entre outros.

Leia mais
Sucata eletrônica: um mercado em crescimento
Pontas de estoque: negociando em tempos de crise
Compra de reciclados como oportunidade de negócio

Cuidados antes de abrir uma franquia

Abrir o negócio próprio, como já falamos, exige segurança. Dessa forma, existem alguns cuidados específicos para serem tomados antes de decidir empreender. 

O primeiro cuidado é não errar na hora de escolher o segmento. Muitas pessoas, na pressa de começar o negócio, esquecem de pesquisar sua região e aceitação do mercado escolhido nela. Afinal, de nada basta uma franquia que têm muito sucesso no Sul do país, por exemplo, mas não tem demanda para regiões como Norte e Nordeste.

Outro cuidado é evitar investir por impulso. Se a franqueadora for confiável e séria, dará todas as informações necessárias sobre o negócio e pedirá um tempo mínimo para que você avalie todas as condições. Esse prazo, geralmente, é de no mínimo 10 dias. Use o tempo ao seu favor, reafirme suas pesquisas, converse com outros franqueados, pesquise sobre a marca e pondere cada aspecto da sua decisão.

Não ter afinidade com o segmento que você pretende atuar pode, ou não, ser um risco. Tudo depende de como você irá gerenciar o negócio. Se você já possui contatos e conhecimento na área, é um grande passo. Por outro lado, você pode contar com um sócio ou contratar pessoas com esse conhecimento. Considere essa possibilidade em sua estratégia.

O último dos principais cuidados a se tomar na escolha de como abrir uma franquia é avaliar os riscos do negócio. Por menor que ele seja, investir em franquias sempre tem riscos. Por isso, avalie todas as cláusulas do seu contrato e faça uma análise financeira para saber se você terá caixa e condições de manter o negócio caso algo não saia como esperado.

Afinal, talvez você não venda como espera nos primeiros 6 meses da franquia. Você está preparado para esse tipo de situação? Possui capital para gerenciar o negócio até os lucros começarem a acontecer e seu retorno de investimento seja realizado? Pondere cada uma dessas questões. 

Escolhendo o negócio ideal

como abrir uma franquia

Na hora de escolher a sua franqueadora e decidir pelo negócio ideal, é preciso considerar mais alguns aspectos do negócio. O principal deles é referente a necessidade ou não de uma estrutura física para abrir sua empresa.

Geralmente, as franquias possuem modelos de negócio diferentes, variando entre a necessidade ou não de possuir uma estrutura física. Isso é muito importante na sua decisão de como abrir uma franquia. Afinal, estruturas fisicas pedem por mais investimento.

Por outro lado, talvez uma franquia home office não seja tão rentável e traga tanta segurança quanto negócios que exijam escritório, equipe, equipamentos de trabalho, entre outros. Tudo depende do que você está procurando no momento.

Franquias que trabalham com venda de roupas e alimentos, por exemplo, geralmente pedem uma estrutura física. Talvez exista a opção de uma franquia que venda produtos apenas de forma digital e ofereça a opção home office, mas o contato pessoal com clientes sempre traz vantagens como confiança na marca, facilidade de vendas, indicações, entre outros.

No OSucateiro.com, por exemplo, pedimos que nossos franqueados tenham uma estrutura física (um escritório), veículo próprio e ao menos 2 pessoas para começar o negócio (o dono e um contratado). Isso garante a possibilidade de um trabalho mais organizado, padronizado e atento aos nossos clientes. Além de facilitar as visita a empresas que são feitas regularemnte.

Não existem franquias melhores ou piores, apenas aquelas que têm mais afinidade com você e possuem potencial mais alto de trazer retorno financeiro. Portanto, pesquise sobre a rentabilidade da franquia que deseja abrir.

Pesquise sobre ticket médio, sobre tempo médio de negociação, sobre aceitação da marca no mercado, entre outros fatores. Assim, quando você finalmente souber como abrir uma franquia e decidir pelo negócio que deseja investir, fará isso com muito mais segurança e realmente preparado para gerenciar um negócio de sucesso.

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe os outros artigos que produzimos aqui no blog sobre franquias, empreendedorismo, negócios e muito mais. Caso tenha interesse em saber mais sobre nosso sistema de franquias, acesse nossa página de franquias. Lá, você encontra todas as informações, de maneira mais transparente possível, sobre o nosso negócio e descobre como se tornar um franqueado. 

franquia dá dinheiro

empreendedorismo empresas franquia franquia lucrativa
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com