5 min de leitura

Franquias baratas: vale a pena?

O que saber antes de investir

franquias baratas

O que você busca quando digita no Google "franquias baratas"? Em geral, busca-se encontrar negócios e franquias que possam ser abertas por um valor baixo e que tragam muito lucro. Mas essas nem sempre são as únicas coisas relevantes a se considerar ao pensar em abrir o negócio próprio.

É claro que a taxa de franquia tem um peso alto, mas de nada adianta abrir "uma franquia de até R$ 10 mil reais" se, em médio e longo prazo, isso não gerar lucros. Neste texto, portanto, vamos responder à pergunta:

Vale a pena investir em franquias baratas?

A primeira coisa a considerar para responder a essa pergunta é qual o seu objetivo com a abertura da franquia? Se você está abrindo seu negócio e deseja fazer disso sua atividade daqui para frente, será que vale a pena pensar apenas na taxa de franquia? Afinal, para que qualquer empresa dê certo, é preciso mais do que apenas a taxa de franquia. É preciso um capital de giro que forneça saúde financeira e estabilidade para seu negócio por, pelo menos, um ano.

Dessa forma, é importante pensar: você planejou um capital de giro para os primeiros meses? Qual seu plano caso a franquia não dê aquele lucro esperado nos primeiros meses? Sabemos que abrir o próprio negócio é um passo arriscado, mas deve ser feito da forma mais segura possível também.

 

Então, qual a solução?

É claro, não estamos dizendo que você precisa investir em uma franquia cara, ou com uma taxa de franquia além do que você possa pagar. Pelo contrário, você deve pensar naquilo que está ao seu alcance no momento. Mas é necessário avaliar todos os fatores além da taxa de franquia: qual será o Retorno Sobre o Investimento (ROI) do negócio? Qual suporte a franqueadora oferece, principalmente nos primeiros meses. E, mais importante ainda, quais as chances de crescimento dessa franquia para tornar-se enfim um negócio de sucesso?

Pensando em todos esses fatores, com certeza você terá mais condições de fazer a decisão certa. Seja optando por franquias baratas ou franquias com uma taxa maior, o importante é você analisar a situação como um todo. Faça a si mesmo essas perguntas, busque saber mais sobre o negócio e sobre quais são as espectativas para os primeiros meses. Converse com pessoas que já possuem a franquia, isso também ajuda bastante.

Como escolher a franquia ideal?

franquias baratas

Na hora de escolher a sua franqueadora e decidir pelo negócio ideal, é preciso considerar mais alguns aspectos do negócio. O principal deles é referente a necessidade ou não de uma estrutura física para abrir sua empresa.

Geralmente, as franquias possuem modelos de negócio diferentes, variando entre a necessidade ou não de possuir uma estrutura física. Isso é muito importante na sua decisão de como abrir uma franquia. Afinal, estruturas fisicas pedem por mais investimento.

Por outro lado, talvez uma franquia home office não seja tão rentável e traga tanta segurança quanto negócios que exijam escritório, equipe, equipamentos de trabalho, entre outros. Tudo depende do que você está procurando no momento.

Franquias que trabalham com venda de roupas e alimentos, por exemplo, geralmente pedem uma estrutura física. Talvez exista a opção de uma franquia que venda produtos apenas de forma digital e ofereça a opção home office, mas o contato pessoal com clientes sempre traz vantagens como confiança na marca, facilidade de vendas, indicações, entre outros.

No OSucateiro.com, por exemplo, pedimos que nossos franqueados tenham uma estrutura física (um escritório), veículo próprio e ao menos 2 pessoas para começar o negócio (o dono e um contratado). Isso garante a possibilidade de um trabalho mais organizado, padronizado e atento aos nossos clientes. Além de facilitar as visita a empresas que são feitas regularemnte.

Não existe o certo: franquias baratas ou não. Existe apenas aquelas que têm mais afinidade com você e possuem potencial mais alto de trazer retorno financeiro. Portanto, pesquise sobre a rentabilidade da franquia que deseja abrir.

Pesquise sobre ticket médio, sobre tempo médio de negociação, sobre aceitação da marca no mercado, entre outros fatores. Assim, quando você finalmente souber como abrir uma franquia e decidir pelo negócio que deseja investir, fará isso com muito mais segurança e realmente preparado para gerenciar um negócio de sucesso.

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe os outros artigos que produzimos aqui no blog sobre franquias, empreendedorismo, negócios e muito mais. Caso tenha interesse em saber mais sobre nosso sistema de franquias, acesse nossa página de franquias e encontre todas as informações sobre o nosso negócio. 

franquia dá dinheiro

0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com