5 min de leitura

Franquias que dão dinheiro: você está escolhendo bem?

Como saber se o negócio é ideal para você?

franquia dá dinheiro

Quem começa a pesquisar sobre a possibilidade de abrir o próprio negócio, em algum momento sempre se questiona: "afinal, franquia dá dinheiro?" Assim, quem busca por franquias de sucesso acaba ponderando diversos fatores na hora de escolher uma franqueadora, entre eles o investimento necessário, o modelo de negócio, a credibilidade e conhecimento da marca no mercado, entre outros fatores.

Pensando nisso, já falamos aqui sobre as tais franquias baratas, por exemplo, e se elas realmente valem a pena. E hoje, neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre a pergunta acima, respondendo a você se franquia dá dinheiro e se é um bom investimento para quem busca abrir o próprio negócio. Então, vamos lá.

Afinal, franquia dá dinheiro? Como escolher o negócio ideal

Quem está pensando em empreender sabe que esse é um passo muito importante, que muitas vezes exige escolhas difíceis. Assim, é preciso, além de determinação e coragem para investir, entender também quais são os principais fatores a serem avaliados na hora de achar o negócio ideal.

No caso das franquias, a pergunta vai muito além de se a franquia dá dinheiro. Afinal, mesmo que você escolha um modelo de negócio altamente rentável, é preciso considerar o capital de giro necessário para fazer o negócio dar certo, sua afinidade com o mercado escolhido, seu conhecimento sobre o negócio, os contatos que você possui no meio, a exigência ou não de uma estrutura física, ou de uma equipe, o apoio recebido pela franqueadora, entre muitos outros fatores.

Em geral, na pesquisa sobre franquias, muito se ouve falar sobre as tais franquias de sucesso, a importância de saber se a franquia dá dinheiro ou não, etc. Entretanto, com todas as perguntas acima colocadas à mesa, é muito mais complexo escolher a franquia perfeita. Então, qual a solução? Como escolher a franquia certa e saber se essa franquia dá dinheiro e é rentável em longo prazo?

 

Escolhendo a melhor franquia

Na hora de escolher a sua franqueadora e decidir pelo negócio ideal, é preciso considerar mais alguns aspectos do negócio. O principal deles é referente a necessidade ou não de uma estrutura física para abrir sua empresa.

Geralmente, as franquias possuem modelos de negócio diferentes, variando entre a necessidade ou não de possuir uma estrutura física. Isso é muito importante na sua decisão de como abrir uma franquia. Afinal, estruturas fisicas pedem por mais investimento.

Por outro lado, talvez uma franquia home office não seja tão rentável e traga tanta segurança quanto negócios que exijam escritório, equipe, equipamentos de trabalho, entre outros. Tudo depende do que você está procurando no momento.

Franquias que trabalham com venda de roupas e alimentos, por exemplo, geralmente pedem uma estrutura física. Talvez exista a opção de uma franquia que venda produtos apenas de forma digital e ofereça a opção home office, mas o contato pessoal com clientes sempre traz vantagens como confiança na marca, facilidade de vendas, indicações, entre outros.

No OSucateiro.com, por exemplo, pedimos que nossos franqueados tenham uma estrutura física (um escritório), veículo próprio e ao menos 2 pessoas para começar o negócio (o dono e um contratado). Isso garante a possibilidade de um trabalho mais organizado, padronizado e atento aos nossos clientes. Além de facilitar as visita a empresas que são feitas regularemnte.

Não existe o certo: franquias baratas ou não. Existe apenas aquelas que têm mais afinidade com você e possuem potencial mais alto de trazer retorno financeiro. Portanto, pesquise sobre a rentabilidade da franquia que deseja abrir.

Pesquise sobre ticket médio, sobre tempo médio de negociação, sobre aceitação da marca no mercado, entre outros fatores. Assim, quando você finalmente souber como abrir uma franquia e decidir pelo negócio que deseja investir, fará isso com muito mais segurança e realmente preparado para gerenciar um negócio de sucesso.

Então, qual é a solução?

Por fim, queremos explicar que este texto não está dizendo para você investir em uma franquia cara, ou que franquias baratas não podem fazer parte do tipo de franquia que dá dinheiro. O ponto é que, para investir com segurança, é preciso avaliar uma série de fatores. Abrir o próprio negócio vai além da taxa de franquia. Você precisa pensar no primeiro ano do seu negócio, por exemplo, e que tipo de suporte financeiro precisará caso o Retorno sobre o Investimento comece a chegar no seu bolso.

Assim, pense naquilo que está ao seu alcance. Pesquise todas as questões colocadas acima. Fale com sua franqueadora, entenda o suporte que ela oferecerá para você. Entenda sobre a estrutura física que você precisará (caso precise), e sobre contratação de pessoas. Coloque tudo na ponta do lápis e faça todas as pesquisas necessárias.

Com tudo isso em mente, e avaliando cada um desses aspectos, é muito mais certo que você encontre a sua franquia ideal. Assim, saber se a franquia dá dinheiro será muito mais fácil. Por fim, converse com pessoas que já possuem a franquia em questão. Isso com certeza ajuda bastante a melhorar sua perspectiva sobre o seu futuro negócio. 

Então, gostou do conteúdo? Ficou mais fácil responder a pergunta "franquia dá dinheiro?". Se tiver interesse no assunto, acompanhe os outros artigos que produzimos aqui no blog sobre franquias, empreendedorismo, negócios e muito mais. E, caso queira saber mais sobre nosso sistema de franquias, acesse nossa página de franquias e encontre todas as informações sobre o nosso negócio. :)

franquia dá dinheiro

0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com