4 min de leitura

Tendências de sustentabilidade para o futuro

Sua empresa está pronta para o futuro?

Entender de têndencias de sustentabilidade não é apenas relevante, mas obrigatório para a maioria das empresas. Com as escalas gigantescas de produção atuais, mesmo que sua empresa não esteja incluída nesse espectro, é essencial buscar formas de diminuir impactos negativos para o planeta e conquistar um mundo cada vez mais sustentável.

Afinal, a sustentabilidade não está ligada apenas a ecologia e ao meio ambiente: ela faz parte de um ecossistema muito maior, beneficiando a sociedade e também a economia, por meio das inovações da economia circular.

Por isso, as tendências de sustentabilidade não precisam estar ligadas apenas a práticas de longo prazo. Elas devem ser aplicadas hoje. 

Em outras palavras, ser sustentável é beneficiar toda a cadeia envolvida — sociedade, meio ambiente e economia. A primeiro porque é quem sente os efeitos dessas ações sustentáveis, e também das que não são. O meio ambiente, pois é dele que são extraídos esses recursos, entendendo que nada é ilimitado, e, por fim, a economia, pois desenvolvimento também é essencial. 

Qual a importância da sustentabilidade?

tendências de sustentabilidade

Em 2020, o volume de buscas por "sustentabilidade" no buscador do Google ultrapassava 90 mil. O assunto é abordado da moda ao agronegócio, em revistas, jornais, vídeos de influenciadores digitais, por marcas conhecidas, por governo, startups etc.

Considerando tudo isso, é impossível não pensar sobre as tendências de sustentabilidade ao redor do mundo. Prova disso é a existência de movimentos envolvendo o conceito de sustentabilidade em diversos países. Confira, a seguir, algumas iniciativas.

China

A china tem investido cada vez mais seus esforços para implementaenergia solarO país também está engajado em desacelerar a emissão de carbono até 2030. Sobre veículos movidos a combustíveis fósseis, os chineses ainda não declararam uma data, mas pretendem proibir a venda.

Alemanha

A Alemanha implementou, em 2018, o primeiro teste para oferecer transporte público gratuito para a população, como forma de combater a poluição a partir da redução de carros nas ruas.

Suécia

A Suécia, comumente apontada como o país mais engajado em sustentabilidade, recicla 99% dos resíduos gerados pela população.

França

Na França, já é considerado crime o desperdício de alimentos por parte dos supermercados desde 2015. Além disso, ao lado da China, o país tem investido em carros elétricos como forma de reduzir o consumo de diesel e gasolina. 

Tendências de sustentabilidade para 2020

Temos observado não somente um, mas diversos países se voltando para questões ambientais e de sustentabilidade. Nesse sentido, entre os pontos mais explorados estão o aproveitamento de resíduos, a emissão de gases poluentes, o consumo consciente e a geração de fontes de energia renováveis. E a necessidade de mudança, que antes era mais presente em agendas de outros países, volta a ser foco do Brasil.

Para isso, empresas e pessoas vem se reinventando, transformando hábitos e pensando em alternativas mais sustentáveis tanto de consumo quanto de produção. 

Entre essas tendências de sustentabilidade, estão a diminuição do uso de certos materiais, como plástico, o consumo consciente e com propósito, o minimalismo, selos sustentáveis, alianças com pactos globais, destinos sustentáveis para resíduos, entre outras alternativas sustentáveis. E tudo isso é muito importante.

Não seja o último a entender a sustentabilidade e começar a aplicar práticas importantes para o meio ambiente no dia a dia e no DNA da sua empresa.

Pensar, porém, em toda a cadeia produtiva e também de consumo é ir além, questionando todas as práticas que podem, de alguma forma, prejudicar o planeta em curto ou longo prazo.

Para aliar essas práticas ao desenvolvimento, engajando-se com o conceito da sustentabilidade, as empresas devem usar os desafios ambientais e sociais para gerar negócios.

Por isso, esteja alerta e preparado para mudar: quem não se adapta, acaba sendo consumido pelo mercado.

Para saber como OSucateiro.com trabalha para aplicar todas essas tendências de sustentabilidade em seu negócio, leia o nosso Manifesto.

negócios sustentabilidade tendências futuro
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com