3 min de leitura

Técnicas de negociação: habilidades de um bom negociador

Você tem o que é preciso para ser um bom negociador?

Quando falamos em negociar, logo pensamos em diferentes técnicas de negociação e também de tipos de negociador, indo desde o mais conciliador e calmo até um perfil mais explosivo e impositor. Mas, para ser um bom negociador, também são necessárias certas habilidades essenciais para ter sucesso na hora de fechar um negócio. E é sobre isso que este texto fala. 

Lembrando que nem todos os negociadores possuem, necessariamente, todas essas habilidades, mas é importante esforçar-se e trabalhar diariamente em cima de cada uma delas. Bom, vamos lá: confira, a seguir, as 5 habilidades de um bom negociador.

técnicas de negociação

Bom relacionamento interpessoal

Manter bons relacionamentos interpessoais é a capacidade de conhecer a si mesmo, de se colocar no lugar do outro (empatia) e expressar sua opinião de forma clara e direta sem causar ofensas ao outro. É como tratamos e nos relacionamos com os outros. Muitas vezes, a capacidade de ouvir mais e falar menos é essencial para o sucesso de uma negociação. 

Conhecimento sobre o produto 

Quanto mais informações e dados relativos ao produto, ao mercado, concorrência e benefícios você tiver, melhor. Essa é uma das técnicas de negociação mais fundamentais. Afinal, é preciso passar segurança ao outro no momento da negociação, uma vez que a primeira impressão é a que fica. Evite demonstrar insegurança durante a negociação e vá preparado para reunião. 

Capacidade de planejamento

Ter um planejamento sobre como executar e controlar a negociação e argumentar de forma atrativa e que sensibilize o outro faz parte das habilidades que um bom negociador precisa ter. Por isso, programe-se e crie uma linha do tempo para seguir durante a negociação. É claro que nem tudo sai como planejado, mas quando isso ocorrer, espere, ouça e depois retome o que foi programado.

Estar preparado para o "não" 

Não, não é pessimismo. Você deve estar preparado para quando a negativa vier, tanto para respeitar a outra parte da negociação em sua decisão, quanto para entender quando vale a pena negociar mais um pouco.

Em geral, quando negamos uma oferta é sinal de que sabemos que aquela proposta não está de acordo com o que esperávamos. Assim, quando estamos preparados para o não, temos melhores condições de propor um acordo melhor. E também, como já falamos, ter maturidade para entender quando não há possibilidade de negociar. 

Por mais que pareça simples aplicar cada uma dessas habilidades no dia a dia, elas podem acabar ficando de lado em algumas de suas negociações. Por isso, ter disciplina e foco para desenvolver essas habilidades e outras técnicas de negociação pode fazer toda a diferença.

Aqui no OSucateiro.com, acreditamos que todas essas habilidades são essenciais, mas uma boa negociação também passa pela confiança. É por isso que, em nosso negócio, procuramos ir além das técnicas de negociação: queremos construir um mundo melhor.

Acesse nossa página no Facebook e conheça mais sobre a plataforma.

dicas estratégias negociação
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com