5 min de leitura

Técnicas de negociação: 7 estratégias para fechar bons negócios

Fazer um bom planejamento é uma delas. Confira as outras

Depois de conhecer os perfis de cada negociador e as habilidades necessárias para saber negociar, agora é o momento de entender sobre a parte estratégica de uma boa negociação. Dessa forma, conhecimento e habilidades unem-se para colocar em prática 7 das melhores técnicas de negociação.

Para isso, vamos falar desde o planejamento antes da negociação até a importância de entender o compromisso com a outra parte interessada. Todas as estratégias citadas a seguir podem ajudar você a se tornar um negociador ainda melhor e aumentar os resultados da sua empresa. Vamos lá?

técnicas de negociação

Faça um bom planejamento

Nós já falamos aqui sobre a importância de um bom planejamento antes de começar qualquer negociação. E, de fato, essa é uma das etapas mais importantes. É por meio do planejamento que você se prepara, por exemplo, para eventuais conflitos e ou impasses.  Entretanto, você não precisa criar uma planilha de Excel para o seu planejamento, basta pensar quais são os seus objetivos na negociação e qual o máximo e o mínimo que você está disposto a aceitar. Você está ou não disposto a concessões e até que ponto você está aberto a isto? Há probabilidade de você desistir da negociação? Qual seria o motivo? Mesmo que o desenrolar da negociação não siga o seu roteiro, retome-o toda vez que o foco for perdido.

Crie um clima favorável

Crie um clima agradável para a negociação, em que a outra parte se sinta tão à vontade quanto você. Um bom relacionamento entre as pessoas envolvidas ajuda na hora de definir objetivos e benefícios mútuos. Se houver tensão, o outro poderá achar que você está tentando enganá-lo. Seja amigável, demonstre que está contente por estar ali e responda todos os questionamentos de forma calma e sincera.

Explore o terreno

Informação é um elemento essencial durante a negociação. Descubra o que a outra parte deseja e até que ponto está disposta a ceder na negociação. Seja paciente e ouça o que o outro tem a falar, demonstrando interesse. Assim, você consegue captar mais informações. 

Capriche na apresentação

Com base nas informações que você coletou na fase de exploração, você deve mostrar o quanto aquilo que você oferece atende às expectativas do outro negociador. Exponha sua proposta e descreva seu produto de forma detalhada, atraente e comercial. É o famoso "saiba vender seu peixe". Sempre funciona!

Tire todas as dúvidas

Neste momento, você deve questionar se o outro ficou com alguma dúvida. Ouça o que a outra parte tem a dizer sobre o seu produto, aceite as razões dele sobre gostar ou não do que você oferece e levante dúvidas potenciais para ele repensar na sua proposta. Nunca deixe alguém com dúvidas durante uma negociação. Um ponto bem explicado pode ser o detalhe que fará com que você feche o negócio.

Saiba persuadir 

Durante uma negociação, é fundamental que você mostre que está agindo de forma justa e correta, mostrando que o objetivo é uma negociação benéfica para os dois lados. Case você perceba que há pouca aceitação pela sua proposta, apresente outras opções, fale com sinceridade dos ponfos fracos e fortes do negócio e oferece um teste do produto, se possível.  É importante convencer a outra parte de que aquilo que você está oferecendo é uma boa opção, e que você não está tentando enganá-la para fechar o negócio. Se o cliente em algum momento sentir que está sendo enganado, há poucas chances de reverter a situação. Por isso, seja honesto. Perca o negócio, mas não manche sua imagem.

Prometa apenas o que pode cumprir

Nunca prometa o que não pode cumprir. Além de não atender as expectativas do outro, você estará passando uma imagem negativa. Essa fase ocorre principalmente após a negociação: você deverá estar atento ao que foi acordado com o outro negociador para cumprir os prazos e as condições definidas. Compare o resultado da negociação com aquilo que você ofertou. Na teoria, tudo parece muito fácil de ser aplicado, certo? Na prática, porém, é fácil se atrapalhar, perder o foco, falar de mais e deixar o emocional tomar conta durante uma negociação. Por isso, outra coisa que pode ajudar muito é fazer anotações sobre cada cliente e negociação, preparando-se para as próximas situações que você enfrentará e sempre evoluindo. OSucateiro.com é a maior plataforma de negociação de lixo, sucatas e materiais obsoletos do Brasil. Quer começar a comprar ou vender seus produtos hoje mesmo? Clique aqui e conheça!

dicas estratégias negociação negócios técnicas de negociação
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com