5 min de leitura

Resíduos de construção civil: saiba o que fazer com eles

Transformando problemas em oportunidade

resíduos de construção civil

Entre alguns dos resíduos mais negociados no OSucateiro.com, estão os resíduos de construção civil. Em geral, eles são os resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil. Além disso, também consistem em materiais resultantes da preparação e da escavação de terrenos, como tijolos, blocos cerâmicos, concreto, metais, resinas, colas, tintas, madeiras, gesso, telhas e vidros, por exemplo.

Ou seja, o setor de resíduos de construção civil é variado e engloba diferentes materiais, dos mais variados tipos e que podem ser reutilizados para os mais variados fins. Em geral, esses itens são encarados como sucata e entulhos, que devem apenas ser descartados o quanto antes. Entretanto, eles podem, ao contrário, representar uma oportunidade tanto de movimentar o caixa de uma empresa para uns, quanto de adquirir matéria-prima a um preço abaixo do mercado, para outros.

Para que servem os resíduos de construção civil?

Primeiramente, antes de saber para o que exatamente podem ser usados esses resíduos de construção civil, é preciso entender que são seus geradores e como é feita sua reciclagem ou reutilização. Portanto, falaremos, a seguir, sobre cada um desses aspectos.

Quem gera eses resíduos?

Os resíduos de contrução civil podem ser gerados das mais variadas formas. Entretanto, os principais geradores são pessoas físicas ou jurídicas, responsáveis por atividades ou empreendimentos que gerem esses resíduos. O mais comum são obras de construção civil, onde se encontra um variado número de materiais que acabam sobrando ou sendo gerado após a construção e que podem, posteriormente, serem reciclados ou reaproveitados. 

Como é feita a reutilização desse resíduo?

Em alguns casos, a melhor solução é a reciclagem desses resíduos, quando ela é possível. Isso se dá no caso de plástico e vidro, por exemplo, que são muito comuns em obras desse tipo e podem ser reaproveitados para a transformação desse material em outro. Além disso, também existe a possibilidade de reutilização desses resíduos de construção civil. Nesse caso, porém, não ocorre sua transformação, apenas seu reaproveitamento.

Assim, submeter esses resíduos de construção civil a um processo de reciclagem ou reutilização permite que esses materiais não sejam apenas descartados, mas utilizados como matéria-prima de outros produtos, ou até mesmo como produto em si, evitando que acabem parando em aterros e, consequentemente, tenham impactos negativos ao meio ambiente. Para que tudo isso seja evitado, é preciso contar com uma boa gestão de resíduos. 

vender pelo melhor preço

O que é o gerenciamento de resíduos?

resíduos de construção civil

Realizar o gerenciamento de resíduos envolve, entre outras coisas, adotar ações adequadas e sustentáveis em todas as etapas do processo produtivo, incluindo coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final - sempre de acordo com o que a Lei sustenta.

Essa gestão tem o objetivo, como já explicamos, de diminuir impactos negativos da atividade no meio ambiente, e deve garantir, segundo o Ministério do Meio Ambiente, que o gerenciamento de resíduos traga o máximo de reaproveitamento, reciclagem e minimazação de rejeitos para a empresa.

Por que ele é vantajoso?

Realizar uma gestão de resíduos de construção civil eficiente, é possível não apenas ter menos prejuízo, mas movimentar o caixa da empresa com a venda desses resíduos. Isso porque existem empresas que podem se interessar por esses resíduos, oferecendo um valor considerável para sua compra. 

É a partir desse gerenciamento de resíduos que você descobre o que já não faz mais sentido para seu negócio e consegue separar em seu estoque ou atividade produtiva os resíduos de construção civil que possam ser comercializados em vez de simplesmente descartados. Isso evita prejuízos significativos e faz com que você possa usar esse dinheiro, que antes seria perdido, para movimentar seu caixa.

Como realizar o gerenciamento de resíduos?

Sabendo o que é o gerenciamento de resíduos de construção civil, você, dono de empresa ou alguém envolvido nesse processo, deve se perguntar: certo, mas como realizar esse gerenciamento de resíduos? De que forma fazer a compra ou venda de resíduos para diminuir esse impacto? Onde esses materiais podem ser negociados?

Atualmente, existem plataformas feitas especificamente para suprir essa demanda. Empresas que conectam pessoas que têm o interesse de comprar ou vender resíduos com pessoas dispostas a pagar por isso.

Foi para isso que nasceu OSucateiro.com, uma plataforma criada para transformar os problemas de nossos clientes em oportunidades de negócio. Apesar de não sermos uma empresa de gerenciamento de resíduos, oferecemos esse canal para que você compre ou venda esses resíduos por um preço muito justo e abaixo do que é encontrado no mercado.

Isso torna nosso negócio competitivo e, ainda, com um verdadeiro potencial de fazer uma mudança positiva no planeta.

Quer conhecer mais da plataforma e entender como você pode realizar o gerenciamento de resíduos de construção civil de sua empresa de forma muito mais facilitada e sem burocracia? Acesse OSucateiro.com e confira!

0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com