4 min de leitura

5 problemas que sua franquia pode ter

Você está cometendo algum deles?

Mesmo com problemas na economia do país, as franquias no Brasil continuam crescendo. Segundo pesquisa realizada pela ABF, o setor de franquias cresceu 5,9% no 2º trimestre de 2019 se comparado ao mesmo período do ano passado, com uma receita de R$ 43,122 bilhões. Entretanto, mesmo com vantagens, ainda existem alguns problemas com franquias que impactam o sucesso desses negócios. 

É fato que as franquias tendem a ter melhores resultados se comparadas com negócios independentes. Entretanto, isso não significa que não existam riscos e que o sucesso é sempre garantido. Tudo depende de fatores diversos, como modelo de negócio, estabilidade econômica, demanda de mercado, entre outras coisas. Além disso, é preciso evitar alguns problemas muito comuns na abertura de negócios desse tipo, conforme falaremos neste texto. 

5 problemas com franquias que podem (e devem) ser evitados

problemas com franquias

Portanto, confira a seguir 5 principais problemas com franquias que podem impedir que a sua franquia cresça e tenha o sucesso que você espera. Então, antes de investir, fique de olho nesses tópicos, aprendendo com eles e aplicando-os da melhor forma.

1. Não entender a essência da franquia

Quando falamos problemas com franquias, falamos em processos e regras bem definidos. Por isso, cabe ao franqueado entender de que se tratado o seu tipo de negócio, e também que esse modelo, por ser franquia, já foi aplicado e testado diversas vezes. Assim, mesmo que mudanças possam ser feitas constantemente, existe um padrão a se seguir. Antes de escolher a franquia, portanto, entenda a essência desse negócio e saiba se esse é o tipo de negócio ideal para você, evitando frustrações no futuro.

2. Desconsiderar todas as partes

O relacionamento entre franqueado e franqueadora deve ser transparente e respeitoso. Assim, é importante delimitar desde o início o papel de ambas as partes desde o início do negócio. Isso porque expectativas e frustrações são comuns para ambos os lados, sendo preciso entender que a visão estratégica e as diretrizes são responsabilidades da franqueadora, ao passo que ao franqueado cabe a execução e o planejamento anual do negócio. Antes de escolher sua franquia, fique atento a todos esses pontos.  

4. Problemas com gestão do negócio

É importante saber que, ao começar uma franquia, você deverá assumir o papel de gestor do negócio, assim como em qualquer empresa. Um dos principais problemas com franquias é o franqueado agindo apenas como funcionário da franqueadora, mas não como líder e gestor do próprio negócio. Assim, um gestor envolvido no negócio deve estar por dentro tanto das áreas de finanças quanto de pessoas, marketing e vendas, ajudando a desenvolver continuamente esses setores. 

5. Sofrer com altos custos

Em qualquer negócio, inclusive na franquia, os custos são inevitáveis. Assim, gastos que vão desde a parte imobiliária, com aluguéis, etc., até a redução nas vendas ou margens dos negócios. Para isso, a boa gestão é, novamente, fundamental. Mesmo sendo óbvio dizer que o sucesso de uma empresa depende dos seus lucros e gerenciamento de ativos, é sempre bom entender exatamente quais os custos envolvidos em uma franquia, que tipo de gerenciamento ela precisa, entre outros fatores.

Esteja preparado: converse com a franqueadora

problemas com franquias

Por fim, é importante considerar esses e muitos outros aspectos antes de abrir sua franquia. Para isso, é fundamental conversar com sua franqueadora e até mesmo com outros franqueados. Esclareça todas as suas dúvidas, incluindo as expectativas de crescimento, a estratégia de vendas, os planos de crescimento da marca. Evitar todos esses problemas com franquias é fundamental para chegar, enfim, ao sonhado sucesso de um negócio.

OSucateiro.com oferece um tipo de franquia lucrativa, rentável e com um modelo de negócio altamente escalonável. Se você se interesse em saber como tornar-se um dos nossos franqueados e ganhar dinheiro ao mesmo tempo em que luta por um mundo mais sustentável, clique aqui e saiba mais!

0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com