5 min de leitura

O que é sucata e a importância desse mercado

O papel da sucata para a preservação dos recursos naturais

Uma pergunta que aparece em muitas discussões sobre mercados sustentáveis é "o que é sucata?". Afinal, temas como a degradação do planeta e eventos climáticos preocupam pessoas em todo o mundo e, dentro desse contexto, não podemos deixar de pensar no que é sucata e seus derivados e seu importante papel para a preservação dos recursos naturais.

O que é sucata e como ela pode interferir nas questões ambientais?

Sucata nada mais é do que o material que sobra em um processo de produção — sucata industrial — ou o material que não pode mais ser utilizado para seu objetivo inicial por estar quebrado ou estragado. O melhor exemplo aqui é a sucata eletrônica e a sucata de informática, também denominada e-lixo.

A maior parte dos produtos que consumimos foram projetados para serem descartados em caso de defeito, quebra ou ao final do seu ciclo de vida. Consertar ou reaproveitar algo, na maior parte dos casos, custa mais caro do que comprar um item novo. E é adotando esse sistema de consumo e descarte que geramos toneladas de resíduos que são encaminhados aos aterros sanitários todos os dias.

Além de ocupar um enorme espaço, prejudicar o solo e possibilitar a disseminação de doenças, esse volume de material poderia se tornar matéria-prima para ser reutilizado em novos processos de produção. Assim, evitaríamos a extração de recursos naturais finitos e cada vez mais escassos.

Porém, ser sobra de uma produção ou fruto de descarte não significa que o material deva ser inutilizado. Muito pelo contrário: esses resíduos servem de matéria-prima ou subprodutos em outros processos produtivos, gerando diferentes itens de consumo.

Com todo esse cenário, muitas empresas privadas e órgãos públicos já entenderam que esse movimento é fundamental e deve ser cada vez mais fomentado, trazendo benefícios não apenas à economia, mas também à sociedade e, claro, ao nosso planeta.

o que é sucataEconomia circular

A iniciativa de utilizar a sucata na fabricação de novos produtos também promove a economia circular. Ou seja, gera milhares de empregos, fomenta uma nova e importante cadeia econômica e reduz o custo de diversos processos de produção que podem utilizar esse material no lugar de matéria-prima virgem.

Hoje, a pergunta sobre o que é sucata e seu respectivo mercado já movimenta diversos tipos de negócios de compra e venda de materiais obsoletos, ganhando cada vez mais visibilidade pela dimensão desse comércio. Em geral, as sucatas são divididas em:

Sucatas metálicas, incluindo:

  • Sucata de ferro;
  • Sucata de aço;
  • Sucata de alumínio;
  • Sucata de cobre;
  • Zinco;
  • Magnésio.

E sucatas não metálicas, como:

  • Sucata de plástico;
  • Sucata de vidro;
  • Sucata de papel;
  • Sucata de borracha;
  • Sucatas eletrônicas e de informática.

Oportunidade de negócio

A boa notícia é que diversos empresários e empreendedores já enxergaram o potencial econômico desse mercado, além de suas causas sociais e ambientais. E esse número vem crescendo a cada dia, com empresas formando uma verdadeira fonte de arrecadação das sucatas e se especializando cada vez mais na separação, limpeza e readequação desses materiais.

No entanto, engana-se quem pensa que esse é um processo simples: existem diversas etapas e empresas especializadas em cada uma delas investimento em capacitação e tecnologia para promover essa transformação.

Muitas indústrias também se dedicam para entregar esses resíduos separados para seus respectivos parceiros. Além disso, já existem cooperativas que atuam especificamente na separação adequada do que é sucata, otimizando e viabilizando o trabalho de toda a cadeia.

Leis foram criadas visando o descarte adequado e as atenções estão cada vez mais voltadas para motivar ações e novos projetos, por exemplo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa.

A importância desse assunto atinge desde o conhecido ferro velho do bairro até a grande indústria da cidade, partindo desde a decisão de compra de um produto até a forma como se descarta uma embalagem. E, felizmente, esse movimento global e irreversível vem ganhando cada vez mais espaço.

Dessa forma, faz algum tempo que a questão sobre o que é sucata deixou de ser desprezada e passou a ser vista como oportunidade de negócio para muitas empresas, além de ser uma ação concreta visando desacelerar o consumo dos recursos naturais do planeta.

Conheça OSucateiro.com

OSucateiro.com é uma plataforma que conecta interessados na compra e venda de resíduos e sucatas, atuando como uma ferramenta facilitadora em todo esse processo. Se você já possui uma empresa voltada para esse segmento, faça o seu cadastro de forma gratuita indicando seus interesses de compra/venda.

Para saber mais sobre o que é sucata e outros materiais, acesse OSucateiro.com.

sustentabilidade logística reversa sucata economia circular
1 curtidas
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com