7 min de leitura

Indústria 4.0: por que você deveria se importar?

Por que a Indústria 4.0 é o futuro da sua empresa?

Não é preciso ser um especialista em história para saber que a Revolução Industrial foi um dos grandes acontecimentos que transformaram nossa noção de sociedade. Com ela, aconteceram mudanças significativas em nossa forma de produção e de consumo. Depois da primeira, já aconteceram a 2ª Revolução Industrial, com o motor á combustão, e a 3ª, caracterizada pela robótica, a globalização da internet e os avanços na tecnologia. E, talvez você não saiba, mas agora mesmo estamos passando por uma nova fase desse processo: a 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0.

O conceito de Indústria 4.0 foi desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, e hoje é uma realidade defendida por diversos teóricos da área. Segundo Schwab, a industrialização atingiu uma quarta fase, que promete transformar profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros. 

Ok, acho que já chega de lições de histórias, vamos à prática: o que isso impacta no seu dia a dia? Ou, mais especificamente, na sua empresa? É sobre isso que falaremos neste texto.

Entendendo melhor a Indústria 4.0

indústria 4.0

Para começar, é preciso entender que o conceito básico da 4° revolução industrial entende que, ao conectar máquinas, sistemas e ativos, é possível que as empresas criem redes inteligentes ao longo de todo o seu processo produtivo, controlando cada uma das ações de forma autônoma e eficiente.

Assim, as chamadas "fábricas inteligentes" têm a capacidade e autonomia de que necessitam para prever problemas e falhas ao longo do processo, agendar e realizar manutenções com prescisão, e se adaptar a mudanças e acontecimentos não planejados durante a produção de seus produtos. 

Assim, em termos gerais, podemos entender essa 4ª Revolução Industrial como novo paradigma na produção das empresas, trazendo como marca uma mudança significativa na relação entre homem e máquina.

Hoje, a indústria 4.0 é responsável por impulsionar alguns dos mais importantes avanços no processo produtivo de empresas, trazendo um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia e elevando o nível de automatização de processos. Com isso chegamos a fatores como maior conectividade, Inteligência Artificial, Data Sciente, Big Data, IoT, Machine Learning e tantos outros conceitos com os quais nos deparamos a cada dia. 

Dessa forma, a Indústria 4.0 vem, literalmente, para transformar a forma como máquinas se comunicam e utilizam informações para otimizar o processo de produção. Tudo para torná-lo mais econômico, rápido e, o mais importante, autônomo. 

Indústria 4.0 na prática

Agora... talvez esse conceito ainda esteja um pouco confuso, certo? E é por isso que cabe a nós analisarmos, agora, as principais características da Indústria 4.0, e como você pode aplicá-las ao seu negócio. Confira!

Internet das Coisas

Não há como falar da Indústria 4.0 sem entender o conceito de Internet das Coisas, tão popular nos últimos anos. Nesse sentido, a internet das coisas pode ser explicada como a conexão de objetos físicos, como máquinas e veículos, por exemplo, até a dispositivos eletrônicos que permitam o controle remoto desses itens - um exemplo são as luzes de uma casa que podem ser ligadas/desligadas a partir do seu smarthphone. 

E isso se torna ainda mais fantástico quando pensamos no contexto de uma empresa, em que a Internet das Coisas vem se tornando essencial para o sucesso dessa Indústria 4.0 da qual falamos até agora, uma vez que é essa possibilidade de conexão que permite a automação de diversos processos industriais.

Big Data Analytics

Um grande aliado da Indústria 4.0, uma vez que cria estruturas de dados extensas e complexas que permitem capturar, gerenciar a analisar informações de forma muito mais consistente, centralizada e eficaz. Assim, quando falamos em 4ª revolução industrial, o Big Data é responsável por lidar com dados relevantes e cruciais para qualquer negócio, garantindo também a segurança e o compartilhamento eficiente dessas informações. 

IoT

Sem dúvida umas das tendências mais relevantes para a consolidação da Indústria 4.0. Nesse sentido, o IoT, por meio de sistemas, sensores e recursos de comunicação, permite que seus gestores e líderes acompanhem os processos da fábrica de forma ainda mais profunda e completa, podendo avaliar também o desempenho de cada etapa em tempo real.

Cobots

O Cobots é uma tecnologia baseada na ideia de robôs colaborativos, que atuariam em conjunto com seus colaboradores, e não substituindo-os. Ou seja, máquinas e pessoas poderiam auxiliar-se mutuamente em tarefas manuais e que não são totalmente automatizadas. Um exemplo são ferramentas desse tipo que acoplavam-se ao braço de uma pessoa, como um exoesqueleto, unindo os movimentos sensitivos humanos com a precisão e agilidade de um robô. Interessante, não?

Segurança de dados

Por meio de todas essas tecnologias inovadores, uma das grandes vantagens da Indústria 4.0 é a capacidade de armazenar, processar e proteger grandes volumes de informações, garantindo mais segurança aos dados da sua empresa - o que se tornou ainda mais relevante este ano, em que o prazo para adaptação à Lei Geral de Proteção aos Dados se esgotou. 

Assim, aplicações da Indústria 4.0 podem tornar seu negócio ainda mais próspero, proporcionar maior segurança de dados, auxiliar em operações em tempo real e descentralizar as responsabilidades da própria empresa, uma vez que, com as máquinas funcionando de forma mais autônoma, algumas decisões podem, hoje, ser tomadas pelo próprio sistema.

Indústria 4.0 e seus desafios para empresas

Indústria 4.0

Por fim, depois de entendermos melhor o que é a Indústria 4.0, quais foram as novidades trazidas pela 4ª Revolução Industrial e como sua empresa pode se beneficiar disso, é importante entendermos os desafios dessas mudanças também, lançando um olhar para o futuro. 

Afinal, apesar da dimensão da indústria 4.0 e suas vantagens, no Brasil esse conceito ainda está em desenvolvimento, em um estágio inicial. Assim, as empresas, em grande parte, ainda têm preferência pelos modelos tradicionais de produção, menos sofisticados e mais dependentes, mas que funcionam para sua realidade atual. 

Entretanto, a Indústria 4.0 é uma realidade global, e é importante, pouco a pouco, adaptar-se e abrir-se para ela. É importante entender todas essas mudanças muito mais como oportunidades do que como riscos para seu negócio. Assim, a tendência é que a Indústria 4.0 ganhe espaço de forma gradual nas empresas, conforme estas sintam necessidade de inovar seus processos e, principalmente, tenham condições para investir nessas tecnologias.

Em todo esse cenário, um dos principais desafios para empresas diz respeito à necessidade cada vez maior de trabalhar em plataformas digitais, o que também gera riscos maiores de invasão de dados e quebra de segurança da informação, por exemplo.

Outro desafio é o custo de toda essa inovação. Afinal, inovar no Brasil é significativamente mais caro do que inovar em outros países, e isso acaba gerando um peso no orçamento maior, atrasando um pouco esses avanços. Mas, a boa notícia é que sua empresa pode se adaptar, como já falamos, de maneira gradual e estratégica para entrar definitivamente na Indústria 4.0, avaliando o que é mais importante e elecando prioridades. 

Lembrando, também, que novas tecnologias são, essencialmente, mais caras, mas a tendência é que tudo se torne mais acessível com o tempo. Foi assim com os automóveis, televisores, computadores, celulares, entre outros, e será assim também com tecnologias de Inteligência Artificial.

Cabe a nós estarmos preparados para todas as transformações da Indústria 4.0, abrindo espaço para todas elas em nossas empresas de forma estratégica e bem pensada. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato conosco por nossas redes sociais, tanto Facebook, quanto Instagram e LinkedIn. Se gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes socais!

Já conhece OSucateiro.com? Saiba como funciona nossa plataforma.

0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com