3 min de leitura

Estoque sem giro: como parar de perder dinheiro com ele

Saber lidar com o estoque sem giro pode levar uma empresa ao sucesso

Saber lidar com o estoque sem giro pode levar uma empresa ao sucesso. Por outro lado, um negócio que não possui o controle desse estoque de forma regular e correta pode ter muitos problemas e acabar perdendo dinheiro.

Afinal, um controle inadequado de estoque pode levar o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, a perder clientes, errar prazos de entregue e, em longo prazo, até mesmo ir à falência.

estoque sem giro

Isso mesmo. FALÊNCIA. Compras feitas de forma errada, muito maior do que a demanda, podem causar grandes buracos na empresa. Na maioria das vezes, você já deve ter feito inúmeras promoções. E pior, pode ter até pensado em descartar estes produtos. Então, vamos pensar um pouco...

estoque sem giro

Quais são os custos de um estoque sem giro?

  • Investimento no próprio estoque;
  • Armazenagem;
  • Aluguel, aquisição de paletes, prateleiras, pessoas;
  • Conservação;
  • Manuseio;
  • Impostos;

Além de todos esses custos, também é possível que os seus produtos acabem perdendo valor de mercado e passando do prazo de validade, devendo ser descartados com prejuízo para o seu negócio.  Analisando tudo isso, é essencial adotar um método eficiente para reduzir estoques sem giro na sua empresa. Primeiramente, é necessário que se faça uma análise de inventário + Curva ABC para que você saiba de forma correta quais são os produtos da Curva C que estão em seu estoque. Com os produtos em mãos, você pode começar a pensar em destinos para estes materiais. Um bom exemplo é fazer uma promoção com um preço superagressivo com a intenção de evitar novos custos recorrentes.

estoque sem giro

Além disso, é importante lembrar que o que serve para você pode servir também para outras empresas, gerando, assim, um ambiente sustentável. Dessa forma, outras empresas não precisam comprar um novo produto, evitando o esgotamento de outros recursos, e você também fica sem perder toda a sua margem de lucro.

estoque sem giro

Mas lembre-se: é vital que sua empresa faça isso de forma recorrente, tornando-se uma política dentro da organização, evitando assim quebra de caixa, reduzindo custos e não tendo que liquidar o produto de qualquer forma, perdendo dinheiro. Adotar uma política para que você consiga se desfazer do estoque sem giro que saia do convencional é um desafio.

Quer conhecer sobre a plataforma do OSucateiro.com? Clique neste link e saiba como nossa plataforma pode ajudar a sua empresa a ter uma rentabilidade maior. 

estoque sem giro estratégias inventário
1 curtidas
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com