4 min de leitura

Estoque parado: transforme problemas em oportunidades

Veja o que fazer com produtos ociosos

Um estoque parado pode - e precisa - se transformar em dinheiro. Sem isso, as empresas não conseguem a liquidez necessária para pagar fornecedores e funcionários, continuar investindo no negócio e fazer com que outros setores funcionam perfeitamente. É por isso que evitar estoque parado é tão importante e um dos primeiros passos rumo a saúde financeira e ao crescimento da sua empresa.

Se estoque parado é um problema frequente pra você, que vê, muitas vezes, seu dinheiro empacado em mercadorias de baixo giro ou sem giro nenhum, este conteúdo é para você. Neste texto, vamos falar como surge o estoque parado, quais são suas desvantagens e como livrar-se desse problema, transformando-o em oportunidade de negócio. Acompanhe!

estoque parado

De onde surge o estoque parado?

O estoque parado diz respeito àqueles produtos que já não vendem ou possuem um giro muito baixo entre seus clientes. Pode incluir matérias-primas, resíduos industriais, alimentos, produtos em geral e até mesmo máquinas que estão paradas há algum tempo sem utilidade.

Além de ocupar espaço no seu estoque, esses itens obsoletos são um constante lembrete de um investimento que está indo embora e, consequentemente, trará prejuízos. Assim, começa uma corrida contra o tempo para desfazer-se desse estoque parado com o menor prejuízo possível, seja vendendo-o em promoções ou com condições especiais, seja desfazendo-se dele de outras formas.

Quais as desvantagens de manter o estoque parado?

O primeiro problema que vem junto com o estoque parado é sua baixa liquidez. Como esses produtos não vendem, o gestor não consegue retorno financeiro do investimento que foi feito nesses itens. Consequentemnte, a saúde financeira da empresa sofre.

Além disso, outros riscos de um estoque parado por muito tempo são bastante comuns, como gastos com manutenção desse estoque, precisando dispor de uma estrutura física para alocá-los, e até mesmo condições especiais de armazenamento, geralmente ligadas a umidade e temperatura. Assim, as despesas com o estoque parado só aumentam. 

Além disso, é bastante comum que ocorra a perda de produtos durante o período que esse estoque parado permanece com você. Muitas vezes, até mesmo, sofrendo quedas e danos que tornam impossível que eles sejam comercializados. Nessa conta entram avarias que os itens sofrem em processos de deslocamento ou reposicionamento, perca do prazo de validade, desgastes ocasionados por falta de uso, temperatura e umidade, entre outros.

Como resolver o problema?

Parece bastante óbvio dizer que a melhor forma de resolver o problema do estoque parado é desfazendo-se dele. Porém, a questão é conseguir cumprir esse objetivo com o menor prejuízo possível e, de preferência, de forma rápida. Por isso, é essencial buscar alternativas que facilitem o contato entre você e pessoas que possam estar interessadas nesse estoque parado. 

Dessa forma, por um preço muito justo e abaixo do mercado, você repassa esses itens e resíduos obsoletos para outras empresas que farão uso deles em outros tipos de atividade. Além de diminuir os resíduos não aproveitados e ajudar o meio ambiente, você também garante que o prejuízo seja menor e, em alguns casos, até mesmo zerado.

OSucateiro.com é uma plataforma de negociação de resíduos industriais, máquinas e outros itens obsoletos que faz a ponte entre comprador e vendedor, resolvendo o problema de várias empresas. Cadastrando seu produto em nossa plataforma, você transforma seu problema em negócio encontrando um vendedor interessado com mais facilidade e em um prazo muito menor de tempo.

Acabe com seu estoque parado e transforme esse problema em oportunidade. Acesse OSucateiro.com e cadastre seu produto!

estoque estoque parado
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com