5 min de leitura

Como aplicar a economia circular na sua gestão de resíduos?

Saiba como aplicar esse modelo na sua empresa

A economia circular na gestão de resíduos tem muitos benefícios. Alguns dos mais conhecidos são melhores condições de produção e a reutilização e reciclagem de materiais após o fim de sua vida útil, ampliando o ciclo de vida desses produtos e também contribuindo para o meio ambiente, evitando seu descarte. 

Por ser considerado um modelo estratégico, sua aplicação deve ser muito organizada e pensada, seguindo um planejamento. Apesar de ser simples, ainda existem muitas dúvidas sobre esse planejamento estratégico, como fazê-lo e como aplicá-lo. Por isso, neste artigo daremos algumas dicas de como começar. Vamos lá?

O que é economia circular?

economia circular

A economia circular, como já mencionamos, é um modelo estratégico adotado por muitas empresas que buscam a redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais após o fim de sua vida útil. Ou seja, é o conceito de que tudo o que produzimos pode ser reaproveitado, seja por nós ou por terceiros. 

Assim, ao invés de descartar obsoletos parados em estoque, por exemplo, é possível pensar em formas de reutilizar esses produtos, ou até mesmo negociá-los. Através dessa atitude você também colabora com o meio ambiente, uma vez que esses recursos naturais são preservados a partir de sua reutilização ou repasse, não sendo necessário ainda extrair matéria-prima do meio ambiente.

Economia circular ou linear: qual a diferença?

A economia circular é diferente da economia linear. Essa última ainda é um processo produtivo utilizado por muitas organizações, mesmo se baseando a prática de extrair, produzir e descartar. Assim, na economia linear, o crescimento de uma empresa é baseado no consumo de seus recursos finitos. Não há o pensamento de reaproveitar materiais ou mesmo de negociar obsoletos para movimentar.

O maior problema desse modelo é que ele desconsidera as opções de reaproveitamento de recursos, tornando o processo produtivo muito menos sustentável. Pensando nisso que foi desenvolvido o modelo de economia circular, que vem com a proposta de eliminar esses problemas e criar formas de produção muito mais limpas e sustentáveis. 

Por que a economia circular é importante na gestão de resíduos?

Em 2010, foi aprovada no Brasil a lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com ela, empresas devem tomar sua parte de responsabilidade pelo ciclo de vida de produtos, pela logística reversa e também pelo acordo setorial. Além disso, a lei exige que as empresas realizem a gestão de seus resíduos, sobre a qual falamos com mais detalhes nest post.

Assim, todos os agentes do ciclo produtivo, tanto consumidores quanto serviços públicos devem minimizar o volume de resíduos sólidos e adotar práticas que assegurem que esses resíduos sejam reintegrados ao ciclo produtivo. Além disso, é importante que empresas desenvolvam formas para reduzir os resíduos gerados durante seus processos produtivos. 

Assim, uma das formas de conseguir esses resultados é, justamente, com a economia circular, onde resíduos e obsoletos são reaproveitados em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, além de, em último caso, serem enviados para outra destinação final adequada.

Quais os benefícios da economia circular?

Como ficou claro ao longo deste texto, o principal benefício da economia circular é na gestão de estoque, seja em relação a resíduos ou a obsoletos. Além disso, a empresa que aplica uma economia circular eficiente também se coloca a favor do meio ambiente e da preservação de recursos, uma vez que reduz o consumo desses recursos ao reaproveitar/negociar itens usados. 

Por fim, a economia circular pode ter outras vantagens, como potencial de inovação, geração de empregos, desenvolvimento econômico da empresa e, claro, a economia, uma vez que a empresa pode tanto economizar ao reutilizar obsoletos e resíduos quanto colocar dinheiro no caixa a partir da venda desses itens. E, claro, como já foi dito, existe o benefício da visibilidade que a sua marca terá perante a comunidade, uma vez que se coloca como uma empresa que pensa não somente nos lucros, mas também no melhor para o meio ambiente.

Como fazer o descarte correto?

De acordo com a Lei, as empresas responsáveis pela geração dos resíduos industriais são obrigadas a cuidar de todo o processo de descarte, desde a gestão de resíduos, transporte e tratamento até a destinação final dos materiais. Para entender como esses investimentos e processos devem ser realizados, as empresas devem seguir corretamente as instruções da ISO 14001, criada para ajudar a solucionar o problema. 

Lembrando que todas essas responsabilidades são previstas em Lei. Assim, se sua empresa ignorar a necessidade do descarte correto desses resíduos industriais, não apenas prejudica o meio ambiente, mas também pode ser envolvida em questões legais, prejudicando o sucesso do negócio.

Outra forma de realizar a economia circular é através da venda desses obsoletos. Aqui no OSucateiro.com, uma das nossas contribuições com o planeta é disponibilizar resíduos e obsoletos que possam ser reaproveitados por outras empresas e ainda se transformem em negócios para a sua. :)

Quer saber mais sobre resíduos industriais e outros assuntos? Assine nossa newsletter e receba atualizações quinzenais ou visite nossa página no Facebook!

0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com