3 min de leitura

Dia Mundial da Reciclagem: saiba como reciclar cada material

Saiba o que fazer com cada tipo de resíduo

Apesar de um pouco desconhecida, a data de 17 de maio é marcada como o Dia Mundial da Reciclagem. Por isso, para celebrar a data e conversar um pouco sobre seu significado, hoje vamos falar sobre como reciclar cada material e as principais dúvidas sobre o assunto. Ainda hoje, muitas pessoas têm dúvidas quanto aos materiais que podem ser ou não reciclados.

Como consequência, muitos resíduos não são separados em seu devido lixo, impossibilitando a reciclagem e causando a contaminação de outros materiais.

Quando um resíduo é contaminado, o processo de reciclagem se torna mais complexo, caro e até prejudicial ao ambiente. E é ai que mora o maior problema: os materiais contaminados que não são reciclados acabam indo para aterros sanitários ou lixões, ficando nestes ambientes até se decompor. O Dia Mundial da Reciclagem existe, justamente, para discutirmos esses problemas.

Porém, assim como o plástico, existem materiais que levam até 500 anos para se decompor, desencadeando diversos outros problemas para a sociedade:

  • Geração de gases e líquidos tóxicos;
  • Necessidade de grandes áreas para alocar aterros;
  • Lixões altamente poluentes a céu aberto que acabam sendo grandes transmissores de doenças.

Por essas e outras razões, incentivamos que produtos obsoletos, sucatas e resíduos sejam realocados no processo de consumo e produção. Além disso, é essencial ter conhecimento sobre o destino ideal de cada lixo para a hora de fazer o descarte. 

Confira, a seguir, quais são os itens mais comuns e como reciclar cada material corretamente neste Dia Mundial da Reciclagem.

dia mundial da reciclagemdia mundial da reciclagemdia mundial da reciclagemdia mundial da reciclagem

Além desses, existem outros materiais que exigem um cuidado especial na hora de serem descartados, sendo eles:

  • Lâmpadas fluorescentes: basta levá-las a um posto de coleta;
  • Embalagens metálicas de biscoitos e salgadinhos: hoje as reciclagens brasileiras já possuem tecnologia e estrutura suficiente para reciclar estes produtos. Portanto, coloque-as no lixo seletivo.
  • Cartuchos de tinta e toner: esses materiais são reciclados e transformados novamente em cartuchos de tinta. Você pode entregá-los onde comprou ou em papelarias.
  • Resíduos orgânicos: restos de frutas, legumes, alimentos em geral, folhas , grama, gravetos, etc., são utilizados como adubo. Utilize-os na sua horta.
  • Pneus: o descarte incorreto de pneus pode trazer sérios problemas à saúde da população, como a proliferação da dengue, por exemplo. No entanto, se descartado corretamente, os pneus podem virar estradas.
  • Óleo de cozinha: o óleo de cozinha pode se tornar resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. No entanto, você deve destiná-lo a pontos de coleta especializados nesse material. 

Então, lembre-se: consciência ambiental deve ir além do Dia Mundial da Reciclagem. Além de saber como reciclar cada material, é importante pensar até onde o seu resíduo irá e qual é o seu impacto na sociedade. No início é normal um pouco de dificuldade em separar os materiais, mas com certeza todos só temos a ganhar com o descarte consciente.

Acesse nossa página de Quem somos e veja como OSucateiro.com está comprometido com O Dia Mundial da Reciclagem e outras coisas ambientes. 

meio ambiente reciclagem sustentabilidade
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com