5 min de leitura

Aço carbono: o que é, quais seus benefícios e onde encontrá-lo

Aço carbono

O aço carbono é conhecido por ser uma das ligas metálicas mais utilizadas na área da indústria e da construção civil. Por ser resultado de dois elementos muito poderosos, o ferro e o carbono, esse material pode ser usado para a construção de carros e outros automóveis, máquinas, aplicações em decorações de ambientes rústicos, entre outras coisas.

Neste texto, vamos entender melhor o que é aço carbono e como ele é utilizado diariamente, falando um pouco sobre suas propriedades e aplicações. Continue lendo para descobrir!

O que é aço carbono?

Conforme explicamos acima, o aço carbono é uma liga metálica que dispõe de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição, dando ao aço um nível tão elevado de resistência e permitindo que ele seja usado em grande escala na atividade industrial.

O ferro gusa, nesse sentido, é uma das bases mais utilizadas para criar diversos tipos de aço, que se dividem em baixo, médio e baixo carbono. A seguir, falamos um pouco sobre cada um deles.

Baixo carbono

O baixo aço carbono tem até 0,30% de carbono em sua composição. Por esse motivo, apresenta uma resistência menor do que outros tipos de aço carbono. Em contra partida, é extremamente usinável e pode ser soldado com facilidade. O baixo carbono também possui uma dureza considerada baixa e alta taxa de tenacidade.

Médio carbono

O aço carbono de tipo médio possui de 0,30% a 0,60% de carbono em sua composição, e possui mais resistência para o tratamento térmico, diferente do baixo carbono. Além disso, um aço carbono desse tipo possui uma dureza e tenacidade menor em relação ao baixo carbono.

Apesar disso, é um dos tipos de aço carbono mais comuns e largamente usado, muito por conta de possuir boa temperabilidade em água.

Alto carbono

Todos os aço carbono com acima de 0,60% de carbono em sua composição. É o aço carbono de maior resistência ao desgaste e à dureza, apesar de possuir uma menor ductilidade quando comparado com carbonos tipo baixo e médio. Por possuirem propriedades de manutenção de um bom fio de corte, são muito usados temperados ou revenidos. 

Que aplicações são possíveis com o aço carbono?

O aço carbono pode ser utilizado em diversos tipos de atividades, em especial para o uso industrial e comercial, por conta das características que já mencionamos. Porém, existem outros setores que fazem do aço carbono uma matéria-prima importante e muito aproveitada, como na produção de placas para produção de tubos de aço, no ramo da construção civil, ao fazer engrenagens para peças de máquinas que precisam de uma alta resistência, entre outros. 

Além disso, o aço carbono vem ganhando espaço como matéria-prima de projetos de arquitetura mais contemporâneos e até mesmo para decoração de interiores, dando um ar rústico aos ambientes. 

Por fim, encontramos o aço carbono em outros momentos do nosso dia a dia, como nos aparelhos da academia de ginástica, nos brinquedos de nossos filhos, nos corrimões de escadas, nos hidrantes espalhados na rua e até mesmo em equipamentos hospitalares.

Quais os benefícios do aço carbono?

Ao saber de todas essas características, você pode estar se perguntando: o aço carbono é realmente a melhor opção? Quais são os benefícios dessa matéria-prima, em especial na indústria? 

Em primeiro lugar, além de ser um material com ótimo custo-benefício, o aço carbono, como já mostramos, possui diferentes aplicações, mostrando-se um material muito versátil e com alta resistência. 

Além disso, o aço carbono é extremamente durável e possui um baixo ponto de fusão, conferindo maior soldabilidade e mais opções de uso. Tubos de aço carbono, por exemplo, são encontrados em diferentes modelos e formatos, sendo a melhor opção para aqueles que procuram custo-benefício, segurança e resistência em um só material.

Onde comprar aço carbono?

aço carbono

Itens como tubos de aço, chapas de aço, retalhos e lotes de chapas de aço são alguns dos produtos em aço carbono mais procurados, e realizar a compra (ou venda) desses materiais pode ser mais fácil do que parece, para quem sabe onde procurar.

Pensando em facilitar essa busca, A movestock.com criou a maior plataforma de compra e venda de sobras e ociosidades do país, com mais de 35 mil produtos já cadastrados em 28 categorias, incluindo aço carbono.

Se você está procurando por produtos em aço carbono de qualidade e por um preço competitivo, ou espera conseguir vender seu estoque de aço carbono parado, acesse nossa plataforma agora e veja como funciona .

negócios aço carbono indústria
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com